• DSLR | Lentes Canon FD | Qualidade a um preço acessível

    Sem dúvida que a possíbilidade de gravar vídeo por parte das câmaras DSLR, veio revolucionar (e democratizar) a produção cinematrográfica independente.De facto, as câmaras DSLR representam um sistema bastante versátil - e portátil - adequado a quase qualquer tipo de projecto.

    No entanto, cedo nos apercebemos que, para obter os resultados desejados, são necessários bem mais que uma câmara (corpo) e uma lente. E que cada aspecto da captação de imagem poderá vir a ser melhorado com a utilização de acessórios adícionais que representam, no total, um investimento bastante maior que aquele que fizemos inicialmente.

    Uma grande fatia desse investimento adicional será a aquisição de lentes de qualidade.

    Num post anterior, partilhámos vários vídeos que descrevem o funcionamento básico de uma lente e como delas tirar partido de forma a alcançar o resultado que pretendemos.

    A lente que faz parte do kit com que a maior parte das câmaras são vendidas, é bastante limitada:
    Normalmente é uma lente zoom, mais ou menos versátil, mas muito pouco luminosa (principalmente na distãncia focal mais elevada) - em regra f3.5 para a distância focal mais baixa e f5.6 para a mais elevada.
    Este facto pode ser bastante limitador quando se quer tirar partido de uma baixa profundidade de campo, por exemplo.

    Deixamos aqui dois vídeos, públicados originalmente pelo blog DSLR Video Shooter, que mostram como podem ser usadas lentes manuais mais antigas (sistema Canon FD), de grande qualidade e que podem ser encontradas a preços bastante acessíveis no ebay ou em qualquer loja de artigos de fotografia em 2ª mão.

    Com o adaptador certo, poderão também ser usadas lentes do sistema M42, lentes Nikon, ou qualquer de qualquer outro sistema.





    M.

    0 comentários → DSLR | Lentes Canon FD | Qualidade a um preço acessível

    Enviar um comentário